terça-feira, 24 de abril de 2007

Mensagem


Nº de jogadores: 3 ou + pessoas

Material necessário: Um desenho ou uma imagem

Como se joga: Uma pessoa vê um desenho com atenção e depois descreve o que viu ao ouvido de outra pessoa tentando contar todos os pormenores do desenho e vão passando a mensagem consecutivamente. O último descreve o desenho em voz alta. Depois comparam aquilo que foi descrito com a imagem.

Mónica

Stop





Nº de jogadores:
Vários

Material: pessoas, uma bola e um espaço definido para jogar.

Como se joga: De todas as pessoas escolhe–se uma e essa pessoa atira a bola ao ar e diz um nome de um jogador e foge , a pessoa a que pertencer o nome corre para ir apanhar a bola , quando apanhar diz STOP. Todos os outros têm de parar, dá três passos e tenta acertar com a bola em alguém senão acertar tenta outra vez , se acertar , essa pessoa ; sai do jogo.

Ana

O texto


Nº de jogadores: A partir de 2 jogadores.

Material: Uma folha de papel e uma caneta.

Como se joga: Uma pessoa escreve uma frase que ocupe uma linha do princípio ao fim. Depois dobra-se a folha de maneira que a pessoa a seguir não veja a frase anterior, sendo só informada da ultima palavra. Depois de todas as pessoas escreverem começam a ler o texto.

Mónica

terça-feira, 17 de abril de 2007

Limbo


Nº de jogadores: vários

Material: uma corda

Como se joga: Duas pessoas agarram numa corda e as outras passam por baixo sem tocarem na corda e quem tocar na corda perde. Quem não tocou ganha continua em jogo. A corda vai baixando até que ninguém consiga mais passar.. Ganha quem conseguir passar pela corda mais baixa sem tocar

Jorge

Comunicar com o corpo

Material: Papel e caneta

Nº de pessoas: Vários

Como se joga: O professor começa por escrever várias profissões, em vários papéis. E pede aos alunos que formem uma roda. De seguida o professor baralha os papéis e dá um a cada aluno, pedindo para não mostrarem a ninguém. Depois um aluno, vai para o meio da roda representar a sua profissão, apenas com mímica e os restantes têm quem tentar adivinhar de que profissão se trata, respondendo à sua vez, pondo o dedo no ar. Se o aluno adivinhar a profissão, vai para o meio da roda, e assim sucessivamente.

Joana

Jogo do tesouro

Número de jogadores: 10 pessoas ou mais

Material: uma pedra não muito grande

Como se joga: vamos para um sítio espaçoso onde dê para esconder a pedra. Escolhe-se uma pessoa para esconder, as outras não podem ver a pedra a ser escondida, logo a seguir as outras pessoas têm que tentar encontra-la e a pessoa que esconde ajuda dizendo ”quente ou frio” quando alguém está perto diz-se quente e quando está longe diz-se frio. Quando encontrarem a pedra a pessoa que encontrou é a esconder.


Maria Fernandes nº13

Jogo das escondidas

Nº de jogadores: vários

Material: o nosso corpo e um espaço determinado

Como se joga: escolhemos um determinado espaço para jogar. Depois escolhe-se uma pessoa para contar até determinado número. Enquanto essa pessoa conta de olhos fechados os outros vão-se esconder. A seguir essa pessoa vai procurar os restantes jogadores. A primeira pessoa a ser encontrada é o próximo ficar a contar; Se alguém que está escondido, conseguir chegar ao sítio onde se salva e disser: Salva todos! Volta a ser a mesma pesso a contar.

Joana Nogueira nº:9

O peixinho do meio

Número de jogadores: 10 ou mais

Material: pessoas e um espaço para jogar

Como se joga: De todos os jogadores escolhe-se 2 que fazem uma ponte com as mãos. Combinam entre eles um número e começam a contar, ao mesmo tempo que os outros começam a passar por baixo da ponte.Começam a contar e todos os outros vão passando por baixo. Quando chegar ao número combinado, os jogadores da ponte baixam as mãos, se alguém ficar dentro da roda fica a pertencer à roda. O último a ser apanhado é o vencedor.

Ana Raquel nº3

Caricas

Nº de jogadores: 2 pessoas

Material: São precisas 7 tampas. Quatro para as balizas e três para jogar.

Como se joga: O jogo consiste em passar as tampas a cruzarem-se pelo o meio. Pelo o menos 5 vezes até chegar à baliza e marcar um golo, e jogar sempre para a frente e nunca para trás.


Adriano Palma Nº: 2

Apanhada

Nº de jogadores: em número par

Material: O nosso corpo

Como se joga: É só ficar por exemplo 6 de cada lado uns apanham e os outros fogem

Joel Santos nº 11

Apanha Apanha

Nº de jogadores: Os que for preciso

Material: uma bola

Como se joga: como por exemplo eu atiro a bola ao meu amigo e ele manda para mim. Quem deixar cair a bola perde.Nome:

Jorge Alexandre nº 12

Macaquinho do chinês


Número de jogadores: 3 ou mais.

Material: um espaço ao ar livre e uma parede para contar.

Regras do jogo: um jogador encosta–se à parede e diz 1,2,3 macaquinho do chinês, quando o jogador se vira os outros jogadores têm de estar em estatúa. Quem se mexer volta ao início.Ganha quem chegar à parede e disser stop, conseguindo avançar sem ser visto pelo contador.Nome:

Ruben Cruz nº 23

Lencinho da Botica

Nº de jogadores: Vários

Material: Um lenço

Como se joga: Os alunos têm que formar uma roda sentados no chão, com um aluno de fora.Os restantes, que estão na roda têm que cantar a canção que será indicada,enquanto o aluno que está de fora anda em volta da roda com um lenço na mão.Canção:«Lencinho da botica,Lá vai lá fica»A canção repete-se várias vezes até que o aluno que está de fora da roda deixe cair o lenço no chão atrás de um outro aluno, e assim sucessivamente.Nome: Rafael Santos nº 20

Futebol


Nº de jogadores: 22

Material: 1 bola, 2 balizas e o nosso corpo

Como se joga: escolhe-se 11 jogadores para cada equipa e depois vão jogar uma contra a outra; um jogador de cada equipa tem que ficar na baliza.
Qualquer jogador tem de tentar marcar um golo na baliza adversária.
A equipa que marcar um golo fica com um ponto e assim sucessivamente…
O jogo tem um tempo limite (de noventa minutos), ganha quem marcar mais golos.

Nome: André Horta nº: 5

sábado, 14 de abril de 2007

Corrida de sacos


Nº de jogadores: Vários

Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso em número igual ao número de participantes

Como se joga: Estabelece-se o percurso no chão com uma linha de partida e uma de chegada. Todos os concorrentes colocam-se atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do saco, segurando-o com ambas com as mãos e deslocam-se em direcção á meta. Ganha quem chegar primeiro.

Adriano